-->

 

Cartilha Friends Track Day


Visando o bom entendimento, estamos desenvolvendo esse guia rápido, para explanar as dúvidas mais comuns sobre o evento. Estas informações poderão sofrer alteração sem prévio aviso pela equipe da Friends TrackDay. Mantenha-se sempre atualizado, visitando essa seção regularmente.

 

Eventos de Track Day, são mais antigos que as próprias corridas de automóveis. Os primeiros relatos mostram grandes pilotos, se divertindo em pistas particulares, com seus carros de uso diário. Alguns destes eventos acabaram evoluindo para torneios e competições.

 

Muita coisa evoluiu desde então, a eficiência dos motores, compostos de pneus, precisão dos sistemas de suspensão e freios, transformando simples carros de uso diário, em verdadeiras máquinas de diversão. E juntamente com esta evolução, foi-se exigindo cada vez mais dos participantes, para que possam garantir um “dia de pista” de forma divertida e sem aborrecimentos.

 

Equipamentos

O primeiro equipamento a se pensar, é o próprio carro. Este deve estar com boas condições de chaparia (prevenindo que peças se soltem durante o evento), pneus acima da marca TWI, suspensão e freios em excelente estado, motor e transmissão sem vazamentos, cintos de segurança bem fixados, bancos bem fixados, volante bem fixado e ausência de peças, produtos ou equipamentos soltos no interior do veículo.

 

Os pneus podem ser de uso misto, ou de corrida, observando sempre as condições climáticas para uso de pneus com baixa capacidade de vazão de líquidos (pneu slick somente com pista seca).

Pneus com marcas de desgastes excessivos serão vetados no evento.

Desaconselhamos o uso de pneus remold.

É vetado o uso de pneus recapados.

É vetado uso de cinto sub-abdominal.


Carros

PROIBIDO a participação de carros que estão inscritos e/ou participando de eventos federados no ano do evento.
PROIBIDO a participação de carros da categoria "gaiola/gaiolacross", "drift" e "monoposto/formula".

EXPRESSAMENTE PROIBIDO A SUB-LOCAÇÃO DE VEÍCULOS NO EVENTO.

Piloto

O Piloto deve estar em plena condição física e se considerar apto para condições de estresse mental. Um evento de pista exige muito destas capacidades do piloto.

 

O Piloto deve estar vestido com camisa manga comprida, calça comprida e calçado apropriado bem fixo aos pés. Caso preferir, pode utilizar macacão específico para eventos automobilísticos (o qual aconselhamos fortemente). Capacete pode ser aberto, semi-aberto ou fechado, todavia, é aconselhável a utilização de capacete fechado para maior segurança dos participantes. Verificar a validade de condições físicas do capacete. A utilização de luvas é opcional.

O Piloto deve possuir Permissão para Condução emitido pelo órgão competente do seu país de origem (no Brasil, CNH - Carteira Nacional de Habilitação).

 
Os vidros do veículo devem estar fechados durante as voltas rápidas na pista, podendo estar meio abertas nas voltas de resfriamento.

O piloto deve se atentar a manter todas as partes do seu corpo, assim como as partes do corpo do seu passageiro (se houver) dentro do habitáculo do veículo em todos os momentos enquanto o veículo estiver circulando pela pista.

Lembre-se, o piloto é responsável pela segurança física e atos praticados de seus convidados.


Convidado / Passageiro

Vale lembrar que nossos eventos são pensados, principalemente para Pilotos. Todavia, tomamos alguns cuidados com seus convidados e passageiros.

Da mesma forma do piloto, caso desejem adentrar à pista, devem estar vestidos com camisa manga comprida, calça comprida e calçado apropriado bem fixo aos pés. Caso preferir, pode utilizar macacão específico para eventos automobilísticos (o qual aconselhamos fortemente). Capacete pode ser aberto, semi-aberto ou fechado, todavia, é aconselhável a utilização de capacete fechado para maior segurança dos participantes. Verificar a validade de condições físicas do capacete. A utilização de luvas é opcional. 

É necessário também, ser maior de 18 anos para poder andar de carona na pista.

É preciso ter muito cuidado com crianças, pois é um ambiente hostil, perigoso e barulhento. A participação de menores de idade, apenas com a presença dos pais, ou responsáveis legais (comprovados).


 

Evento

Vale ressaltar também que a equipe organizadora se comunica com os participantes que estão na pista, por meio de bandeiras coloridas, cada qual, tendo um significado.

 
Bandeiras
Bandeira VERDE Pista liberada para voltas rápidas.
Bandeira AMARELA Alerta na pista. Reduza a velocidade, não ultrapasse, não faça manobras bruscas.
Bandeira VERMELHA Pista FECHADA. Reduza a velocidade, não ultrapasse, e dirija-se aos boxes.
Bandeira PRETA. Você tomou alguma punição. Dirija-se aos boxes e procure um comissário/organizador para entender o que aconteceu.
Bandeira QUADRICULADA Encerramento da sessão/bateria. Reduza a velocidade e dirija-se aos boxes.


Os Track Day são eventos amigáveis, em que os donos de veículos se reúnem para poder desfrutar da estrutura e segurança que uma pista de corridas pode oferecer. Desta forma, Track Day não pode ser considerado competição, e seus sistema de cronometragem e premiações para os carros mais rápidos, é uma maneira divertida de comemorar os feitos, sem promover um ranking oficial, ou qualquer sistema de pontuação de provas. Track Day é um evento sem pretensão alguma com uma competição. Assim, vale lembrar que disputas de frenagem, disputas de curvas, ultrapassagem em curvas, ou qualquer manobra que a organização do evento possa interpretar como arriscada e/ou desnecessária, poderá ocasionar punição severa ao piloto e seus convidados.  

Ao circular dentro da área dos boxes, o piloto deve manter atenção e velocidade extremamente reduzida. Nunca trafegar na parte interna das faixas dos boxes.

 

Ao passear a pé, todo participante deve tomar cuidado e atenção quanto à entrada, saída e circulação de carros nas áreas de boxes.

 

Sempre obedeça e acate as decisões da organização do evento.
 

Para facilitar, montamos este check-list:
Capacete
Camisa de manga comprida ou blusa de manga comprida
Calça comprida
Calçado firme no pé
Luvas (opcional)
Protetor de prescoço (opcional)
Protetor solar (opcional)
Repelente (opcional)
Água/Isotônicos/Refrigerantes

 

 

 




















Alimentação

Proibido uso de Churrasqueira, Fogões, Fogareiros, Fogareiros elétricos ou qualquer equipamento que a equipe organizadora entenda ser inadequado. 
Proibido o transporte e consumo de bebidas alcoólicas no evento.
Proibido o uso de Geladeiras e Freezers elétricos.
Fique à vontade para levar seu sanduíche, lanches, biscoitos, e bebidas isotônicas, refrigerantes, sucos, assim como sua àgua mineral.

Limpeza e conservação

Em caso de sujeira, favor avisar os STAFFs o mais rápido possível, para que possam tomar as medidas cabíveis para manter o ambiente limpo e organizado. Mantenha o ambiente limpo e organizado.



Seguindo essa cartilha, você garantirá uma participação segura e saudável em nosso evento, e sempre será bem-vindo às demais edições que esta equipe venha executar.

 
  • Entre em contato
  • Telefone(s):
    (41) 98811-3325, (41) 99113-0555


    E-mail:
    contato@friendstrackday.com.br

    Endereço
    Curitiba-PR

  • Siga-nos
  • Segurança
  •   secured by rapid ssl
  • Plataforma
  • desenvolvido por ecompleto  
E-completo Tecnologia
Fale conosco pelo WhatsApp
(41) 98811-3325(41) 99113-0555